quarta-feira, 28 de março de 2007

Sociedade x Homem

Determinismo: Homem é produto do meio
Teoria: O assassino, bandido não tem culpa de matar ou roubar, a culpa é da sociedade que criou essa pessoa em meio de drogas, crimes, sem escolaridade etc...

x
Individualismo:Homem é produto de si
Teorias: Nós definimos nosso destino. O assassino, bandido são culpados, por resolverem entrar por conta própria no mundo do crime.

Os dois: o meio em que as pessoas pobres vivem pressiona estas pessoas para o mundo do crime. Essas pessoas têm a opção de escolher entre entrar ou não. Ou seja, há determinismo por o meio pressionar, e individualismo, pelo caminho que a pessoa decidi seguir.

O meio faz pressão positiva e negativa, o indivíduo que vai escolher que caminho a seguir. (Determinismo, Individualismo)

Bulling: é um tipo de pressão ruim do meio sob um indivíduo. Quando um grupo discrimina, faz piadas sobre um indivíduo. Geralmente o grupo pega uma característica que a pessoa não gosta, e começa a zombar sobre ela.

Ações Afirmativas: seriam tentativas de criar um meio melhor para as pessoas com baixa renda, ou que enfrentam preconceitos, que não possuem tantas oportunidades na vida. As ações tentam corrigir o meio:
Como por exemplo:
Cotas, vagas nas universidades
Empresas que contratam pessoas deficientes

As propagandas deveriam ter um percentual de pessoas negras, indígenas, deficientes, e não apenas "pessoas padrão".

quarta-feira, 14 de março de 2007

População Brasileira

População Brasileira
No século XIX muita gente saiu da Europa (imigrantes) e veio para outras partes do mundo, como por exemplo o Brasil, Estados Unidos, etc.
O Brasil foi uma área de atração pois, entre 1968 a 1979 o Brasil chegou a cresce muito, chegando ate 10% de crescimento. Nesse período, o governo fez muitas obras (muito investimento) isso fez com que a inflação subisse e a divida externa crescesse.
No ano de 1980 a 1990 foi chamado de "duas décadas perdidas" pois, o crescimento económico era baixo, tínhamos muito desemprego, como consequência pararam de vir imigrantes e começou a surgir migrantes.
A partir desse momento, a atração era a União Europeia, Estados Unidos, Japão, em geral os países desenvolvidos.

sexta-feira, 9 de março de 2007

População Brasileira ---> aula do dia 7/03

Brancos
3 momentos:
- Colonização 1530 a +- 1800 (Portugueses exploraram o Pau-Brasil, ouro e tabaco)
-Ocupação do Sul de 1820 a 1830
-Substituição de mão-de-obra (forças migratórias)
Ocorreram forças migratórias como a repulsão e a atração, principalmente em 1860 a 1940 que a imigração para a subtistituição de mão-de-obra foi grande.
No Brasil, com o fim do tráfico negreiro e o fim da escravidão houve uma falta de mão-de-obra na cafeicultura e isso gerou empregos, atraindo os imigrantes que estavam atrás de salários; O mercado consumidor aumenta e as indústrias são contruídas gerando MAIS empregos.
A repulsão foi na Europa no final do século XIX e início do século XX.Os motivos são:
-A falta de terras e a mecanização que levaram ao desemprego e a fome. -E as guerras(1ª guerra e unificação da Itália e da Alemanha)
Fim da atração:
-Queda na cafeicultura
-Brasil na 2ª guerra
-Reversão do fluxo migratório
3 tipos de Imigração
Migração:
-Pendular ->vai e volta(trabalho)
-Zazonal ->depende da época do ano
-Definitiva ->vai para morar
Imigração:vem de um lugar para o outro ->extrangeiro que vem para o Brasil
Emigrantes:sai do país

segunda-feira, 5 de março de 2007

Continuação - Formação da população brasileira

Indígenas

Os indígenas chegaram na América por volta de 20.000 e 14.000 anos atrás, pelo Pacífico e Bering.

~> Economia

A economia indígena se baseava na idéia de produção de subsistência. Eles obtinham alimento da caça, pesca, coleta, agricultura e faziam artesanato.
A agricultura era de baixa produtividade, e para compensar isso havia muitas terras onde era possível caçar, pescar e fazer coletas.

~> Sociedade

Os indígenas são organizados em pequenas aldeias e tem um líder/ chefe.

Não havia hierarquia social nem econômica; porém havia uma divisão do trabalho onde os homens eram responsável pela caça e pesca, já as mulheres e crianças eram responsáveis pela colheita, agricultura, e artesanato.

Toda a produção da aldeia era dividida. Isso sempre foi mantido com a ajuda de uma lenda que dizia que o homem não podia comer sua caça, ele tinha que dar para os outros membros da tribo, pois se não o fizesse seria castigado; isso forçava a divisão do alimento.

Não havia adolescentes nas aldeias. No período do que para nos hoje em dia é a adolescência, período da puberdade, as crianças passavam por um ritual onde eram transformadas em homens.

Depois de homens eles tinham liberdade sexual, um homem e uma mulher não precisavam ser casados para terem uma vida sexual.

Em 1500 havia aproximadamente de 1 a 8 milhões de indígenas no Brasil. Hoje em dia há aproximadamente somente 300 mil. Escravidão

~> Redução populacional -->PQ?!?!
°Guerras e escravidão.
°Epidemias(gripe, sarampo,catapora...), fugindo e encontrando outras aldeias.
°Perdas de terras, como demarcação de terras e destruição da economia, levando á...
°...aculturação, que são os abandonos das aldeias e vindas para as cidades, a mídia também influencia bastante.