terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Formação da população brasileira

Aula do Dia 26/02/2007


Existem 3 matrizes étnicas na formação da população brasileira:

    • Indígenas - os habitantes originais na época do descobrimento
    • Brancos - descendentes principalmente de europeus e asiáticos
    • Negros - descendentes principalmente dos negros africanos escravizados




  • Indígenas


Chegada dos primeiros homens no continente americano


Os primeiros homens, ainda primitivos, surgiram provavelmente no continente africano. De lá, se espalharam e passaram a ocupar regiões da Europa e da Ásia. Eles eram nômades e foram deixando vestigios ao longo de seu caminho. Eles também foram se adaptando às diferentes regiões do planeta, e adquiriram características físicas diversas de acordo com o meio ambiente onde se fixavam.

Ainda não se sabe com certeza como eles chegaram à América, mas duas teorias tentam dar essa explicação:

1ª teoria -> Atravessaram o Estreito de Bering

O Estreito de Bering é um pequeno trecho de mar de 85 km de largura entre o ponto extremo da Ásia Oriental e da América Ocidental. Segundo esta teoria, os hominídeos, há 12 mil anos, fizeram a travessia durante o periodo da Glaciação, quando as temperaturas baixaram muito e boa parte das águas do planeta congelaram.

Esse congelamento fez o Estreito de Bering virar uma especie de "estrada", que possibilitou a passagem. Provavelmente esses homens, que eram nômades, nem imaginavam que estavam passando para outro continente. Esta teoria é a mais aceita pelos estudiosos.


Localização do Estreito de Bering


2ª teoria -> Chegada pelas ilhas do Pacífico (Polinésia)

Esta teoria defende a idéia de que os primeiros homens chegaram à América em embarcações primitivas e desembarcaram nas ilhas do Pacífico. Daquela região, eles se espalharam por outras partes do continente.

As duas teorias, portanto, acreditam que os primeiros habitantes da América vieram da Ásia. Isso explicaria, por exemplo, o fato de existirem semelhanças físicas entre os indígenas e os asiáticos (por exemplo, olhos mais puxados).


Localização das Ilhas do Pacífico

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Continuação - Espaço Geográfico

Aula do dia 14/02/2007

Território - Parcela da superfície submetida a determinada lei e/ou normas. Por Exemplo:

-> o Brasil, que tem que seguir as leis da constituição brasileira, entre outras.

-> São Paulo não pode propor leis que mudem a constituição do país, apenas algumas para que sirva só para o seu estado. Porém nem todos os países são assim, nos Estados Unidos os estados tem mais autonomia, criando uma espécie de constituição para cado estado, um exemplo é o caso do Texas ter a pena de morte, coisa que em alguns estados americanos não tem.

Territórios Paralelos - territórios na qual tem leis que não estam escritas, porém sabe que existem, como no território do tráfico, se você não pagar a dívida você morre...isso pode ser considerada a lei do tráfico de droga, só não está escrita na constituição.

Região - é uma parcela da superfície delimitada segundo determinados critérios. É contínua, ou seja, os estados e cidades tem que estar perto, tem que haver fronteiras.

Para definir uma região você precisa aplicar critérios.
Por exemplo, o IBGE, existi o Regional, e o Geoeconômico, entre outros.

A divisão do IBGE para a separação Regional, foi através das regiões brasileiras, ou seja: Norte, Nordeste, Sul, Suldeste e Centro - Oeste.

A divisão Geoeconômica seria a divisão do Brasil em três partes, pelo critério da ecônomia de cada uma, as três são: Amazônia, Nordeste e Centro- Sul








terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Espaço Geográfico


Categorias de análise:

-Paisagem: para a geografia é uma parcela da superfície que pode ser apreendida pelo olhar. A paisagem materializa relações econômicas, sociais e trabalho. È algo momentâneo.


Avenida Paulista no Presente

-Lugar: Parcela na superfície onde ocorreu nossa vivência, relações cotidianas. Um lugar só deixa de ser uma paisagem para nós, quando passamos a ter vivência nele. Por exemplo, o colégio Santa Clara é um lugar para seus alunos. Mas, para um aluno de uma outra escola não é um lugar, pois não teve contato ou vivência. Outro exemplo seria o interior da praça Panamericana e a marginal Tietê, não temos uma relação, mas comparando com um parque que brincávavos quando era criança, é um lugar, pois teve uma relação, um vivência.
Palco dos nosso afetos: positivos, negativos.
Letra das músicas: Portão de Roberto Carlos, e Sampa de Caetano Velos


Roberto Carlos - O Portão

Eu cheguei em frente ao portão
meu cachorro me sorriu latindo
Minhas malas coloquei no chão,
eu voltei

Tudo estava igual como era antes,
quase nada se modificou
Acho que só eu mesmo mudei,
e voltei ...

Eu voltei,
agora pra ficar,
porque aqui,
aqui é o meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei,
eu voltei ...

Fui abrindo a porta devagar,
mas deixei a luz entrar primeiro
Todo meu passado iluminei,
e entrei ...
Meu retrato ainda na parede,
meio amarelado pelo tempo
Como a perguntar por onde andeie
eu falei ...
Onde andei não deu para ficar,
porque aqui,
aqui é o meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei,
eu voltei ....

Sem saber depois de tanto tempo
se havia alguém a minha espera
Passos indecisos caminhei
e parei
Quando vi que dois braços abertos,
me abraçaram como antigamente
Tanto quis dizer e não falei
e chorei ....
Eu voltei,
agora pra ficar porque aqui,
aqui é o meu lugar

Caetano Veloso - Sampa
*homenagem à cidade de São Paulo, Brasil

Alguma coisa acontece no meu coração
que só quando cruzo a Ipiranga e a Avenida São João
é que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
da dura poesia concreta de tuas esquinas
da deselegância discreta de tuas meninas

Ainda não havia para mim Rita Lee, a tua mais completa
tradução
Alguma coisa acontece no meu coração
que só quando cruzo a Ipiranga e a Avenida São João

Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu
rosto
chamei de mau gosto o que vi
de mau gosto, mau gosto
é que Narciso acha feio o que não é espelhoe a mente apavora o que ainda não é mesmo velho
nada do que não era antes quando não somos mutantes

E foste um difícil começo
afasto o que não conheço
e quem vende outro sonho feliz de cidade
aprende de pressa a chamar-te de realidade
porque és o avesso do avesso do avesso do avesso

Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas
da força da grana que ergue e destrói coisas belas
da feia fumaça que sobe apagando as estrelas
eu vejo surgir teus poetas de campos e espaços
tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva
Panaméricas de Áfricas utópicas, túmulo do samba
mais possível novo quilombo de Zumbi
e os novos baianos passeiam na tua garoa
e novos baianos te podem curtir numa boa.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Aula de Geografia 07-02

Por que estudar Geografia ?
- A geografia que iremos aprender ao longo desse ano, vai nos ajudar a entender como o homem, com uma organização social vai causando uma tranformação do meio em que vive. Essa transformção é alcançada através de trabalho, conhecimento e inovando cada vez mais as técnicas e tecnologias, e a partir disso começa a interferir no meio ambiente.
- Logo no começo da organização de vida do Homem não haviam técnicas, nem tecnologias boas. Tinham só algumas formas para conseguir o que era necessário para a sobrevivência. Uma dessas pode ser a forma nômade, que a população vivia. Conforme a busca por alimentos fosse ficando mais dificil, as pessoas iam se locomovendo até encontrar um lugar mais apropriado para o encontro de comida, para a sobrevivência.
Nesse período, as pessoas viviam a partir da caça, da pesca e da coleta. E depois de algum tempo foram aparecendo novas técnicas que foram se aprimorando. E essas novas técnicas foram desenvolvendo a agricultura e a pecuária, que foi fundamental para a organização do Homem nesse meio.
Essa descoberta só foi possível quando o Homem começou a perceber que não precisava mais se locomover tanto em busca de alimentos, animais, água. Era só encontrar um lugar que tivesse tudo isso em uma quantidade suficiente para viver na região por um bom tempo, sem que mudar novamente. E com isso foram aprendendo que era só ‘reservar’ uma parte desses produtos que assim poderiam ser gerados novos. Por exemplo, era só ter algumas fêmeas e alguns machos da mesma especies e assim se eles iriam se reproduzindo. A partir da observação foram percebendo como fazer a plantação, que dessa forma sempre teriam novos alimentos. Tudo isso foi o processo de sedentarização do Homem. Mas esses primeiros processo de sedentarização foram ocorrendo perto de rios, pois era o lugar onde encontravam animais e lugares férteis com mais facilidade.
- Conforme o mundo foi se desenvolvendo, muitas coisas mudaram. Um grande marco para o desenvolvimento do mundo foi a revolução industrial, que trouxe para todos um grande aumento das tecnologias, grande industrias foram surgindo e facilitando cada vez mais o aumento da população.
- Hoje em dia, as tecnologias são sempre avançadas, todos os momentos estão surgindo coisas novas, e, às vezes, as produções mais recentes ficam antigas comparadas com os novos lançamentos do mercado. E tudo isso causa uma grande confusão para toda a população, pois o custo de vida vai aumentando cada vez mais. A vida das pessoas estão cada vez mais corrida, o ritmo muito mais agitado o que vai acarretando alguns problemas.
- Na nossa sociedade o que faz grande sucesso devido ao modo de vida que levamos são os famosos FAST FOOD, que são bons para não perder muito tempo durante os dias de trabalho. Muitas pessoas não tem tempo de sair do trabalho e ir até suas casas para almoçar. E acabam comendo em lugares que o tempo não passaria de 60 minutos.
- O que tem uma grande influência nesses famosos Fast Food, é o MARKETING, pois a partir dele é feito toda a propaganda passando a melhor imagem do produto, não importando se for verdade ou não, porque o grande interesse é venda. Por isso foi criado o Marketing para ajudar na venda dos produtos.